A evolução musical dos anos 80

A evolução musical dos anos 80

Faça sua reserva

Os anos 80 ficaram conhecidos pela evolução da música e pelo surgimento de novos estilos. Volte no tempo e confira no Acontece no Costão de hoje as principais mudanças musicais da década.

***

Música eletrônica: Há quem afirme que foi na década de 80 que a house music surgiu. Estilo de música eletrônica dançante, teve forte inspiração na disco music dos anos 70, e em outros ritmos com batidas recorrentes. Como a denominação “disco” saiu de moda no início dos anos 80, gêneros como pós-disco, euro ritmo e dance music tornaram-se populares. Nesta época, o new wave (que incorpora elementos da música eletrônica e experimental com o rock) e o synthpop (estilo que agrega sintetizadores na base da faixa) também se tornam gêneros musicais mais rentáveis. Aqui também surgem as primeiras raves, festas de música eletrônica comandadas por um DJ. No cenário alternativo é criado o rótulo “música industrial” para bandas eletrônicas mais obscuras.

Hard rock: O estilo de rock – que passeia entre as baladas românticas e músicas que expressam a rebeldia dos jovens da época, se populariza com bandas como: Bon Jovi, Van Halen, Skid Row, AC/DC, Guns N' Roses, Def Leppard, Whitesnake e Scorpions. Também é na época que surgem as chamadas bandas “glam rock” - hard rock com grande apelo visual, como a Twisted Sister

Heavy metal: O heavy metal surgiu em meados de 1970 e se remodelou em 1980, tornando-se uma grande vertente do rock junto com o movimento New Wave of British Heavy Metal, que consagrou bandas como o Iron Maiden e o Judas Priest. O heavy metal é uma releitura do estilo hard rock, que recebeu batidas mais fortes e riffs marcantes. Também é durante a década que surgiu o thrash metal, mais rápido e potente, com bandas como o Metallica e o Megadeth.

Hip hop: Os primeiros registros do estilo musical estão datados na década de 80, através de uma fusão do rap com ritmos dançantes de influência negra dos EUA e de países da América Central. Run-D.M.C. e Public Enemy são alguns grupos pioneiros do hip hop.

Pós-punk: Logo no início dos 80´s surgiu no underground a subcultura gótica na Inglaterra, sendo esta derivada do gênero pós-punk. O estilo mantém suas raízes no punk rock, mas é mais introvertido, complexo e conta com letras melancólicas. The Cure, Joy Division e Talking Heads são alguns exemplos de bandas pós-punk.

Bandas, cantores e compositores consagrados no mundo: Michael Jackson e Madonna surgem na cena e viram ícones da música e de estilo. Cyndi Lauper, Tina Turner, Kylie Minogue, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Bryan Adams, Pet Shop Boys, Roxette, A-HA, U2, The Police e Duran Duran são exemplos de artistas de destaque da década, entre outros.

Bandas, cantores e compositores consagrados no Brasil: Simone, Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil. Bandas: RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 Bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira!, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, etc.

***

A cultura e a música da década de 80 serão relembradas no terceiro dia do pacote do Réveillon das Décadas, com um “Lounge Túnel do Tempo”, que contará com brinquedos e brincadeiras que marcaram a década, a “Discoteca do Chacrinha” com show de calouros internacional: “Michael Jackson, Madonna, Cyndi Lauper, Tina Tuner e Whitney Houston”, Workshop “Disco Dance”, Jantar Nostalgia com doces dos anos 80 e “Festa Ploc”. Confira a programação completa do pacote aqui.

Pacotes