A Origem da Oktoberfest

A Origem da Oktoberfest

Faça sua reserva

A Oktoberfest (em alemão, "Festa de Outubro") é um festival de cerveja criado em Munique pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. 

O rei convidou para a festa, que aconteceu em um parque, todos os moradores da cidade. O local foi batizado como Theresienwiese, em homenagem à noiva e ficava distante do centro.

Como toda boa festa de realeza, não faltou fartura em comes e bebes, e muita diversão e música. O ponto alto do evento foi a corrida de cavalos, que contou com a presença da família real da Baviera.

O sucesso da primeira Oktoberfest fez com que fosse marcada outra edição para outubro do ano seguinte no mesmo local, e assim começou a tradição. Todos os anos, cerca de seis milhões de visitantes participam anualmente na festa e feira de Munique. 

Com a emigração dos germânicos, a festa espalhou-se pelo mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, foi na década de 1980 que se transformaram em grandes festivais populares, em cidades como Blumenau - SC, Santa Cruz do Sul - RS, entre outras.

No festival de Blumenau, o maior do mundo depois do evento de Munique, os participantes do desfile incluem atrações com mais de oitocentos anos de tradição na Alemanha, tais como apresentações de grupos de dança (Tanzgruppe) nacionais e internacionais e sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen). Também participam carros alegóricos, sociedades de canto, etc. Entretanto, sempre predominam os trajes típicos germânicos (Trachten), muito chope (Bier) e comidas típicas dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).

***

O Costão leva os hóspedes para a Oktoberfest em Blumenau, com hospedagem, VIP Inclusive, transfer de ida e volta e entrada para a festa, além de atrações temáticas no resort. Veja informações aqui.

Pacotes