Corrida para iniciantes

Corrida para iniciantes

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Você procura por uma modalidade esportiva que possua um baixo investimento e lhe proporcione redução de medidas de forma eficaz? A corrida pode ser uma boa alternativa!

 

Mas tem algumas dicas importantes que todo corredor iniciante deve conhecer antes de começar a prática. Tome nota!

 

Avaliação médica: Você já comprou um tênis adequado para a prática do esporte e roupas confortáveis e de tecidos leves. OK! Só que antes de colocar os pés no asfalto (na praia ou na estrada) é preciso ter a consciência da necessidade de se fazer uma avaliação médica prévia. Muita gente costuma ignorar essa etapa, mas ela é fundamental para que o atleta conheça as suas limitações e o nível adequado de intensidade dos treinos. Não deixe de falar com um médico especializado e de fazer todos os exames necessários.

 

Periodicidade: Escolha a periodicidade do seu treino. Na fase inicial, é aconselhável que ele aconteça de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com a disponibilidade de cada um. Reserve uma hora de treino para cada dia da semana.

 

Local: O local escolhido tem influência direta no rendimento da atividade física. Na fase inicial é recomendado que ela ocorra em espaços planos – sem muita variação de subidas ou descidas e sem a circulação de veículos, para sua maior segurança. Pistas e parques são boas alternativas para os iniciantes.

 

Alimentação e hidratação: Jamais inicie um treino em jejum. A corrida é uma atividade que consome muita energia do corpo, portanto, para evitar fraqueza, queda de pressão ou glicemia, alimente-se corretamente antes. Inclua alimentos leves como frutas, pães integrais, queijo branco, etc., evite fibras e beba muita água: antes, durante e depois do treino.

 

Alongue: Reserve 10 minutos para fazer um alongamento antes e depois do treino. O alongamento prepara o seu corpo para o exercício e evita lesões.

 

Adaptação: Estágio inicial do treino, aonde o corpo sai do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo. Se possível, recomendamos o acompanhamento de um educador físico para orientá-lo sobre como começar e manter o seu treino.

 

Corrida: No estágio inicial (primeiras quatro semanas), varie trotes com corridas leves e caminhadas. Conforme for sentindo preparo, aumente o nível de intensidade da corrida.

 

Respeite os seus limites: Cada pessoa reage de uma forma diante do treino. Respeite os limites do seu corpo e preste atenção aos sinais que ele passa. Se sentir qualquer desconforto, pare na hora e volte a treinar depois.

 

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Participe da corrida noturna Night Run Costão do Santinho. Para os iniciantes, há a opção de circuito de 5k que ocorre na Praia do Santinho, junto com outros corredores. Consulte informações aqui.

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