Gastronomia Açoriana

Gastronomia Açoriana

Faça sua reserva

A colonização portuguesa ainda hoje aparece em elementos da cultura de Santa Catarina, e a cozinha é um dos ambientes mais gostosos para conhecer essa tradição, tendo sua gastronomia misturada à tradição portuguesa com os temperos indígenas e a grande experiência dos pescadores. 

O resultado? Uma culinária simples e muito saborosa, com base no mar: peixes diversos, camarão, mariscos, lulas, berbigão e ostras produzidas em fazendas marinhas da região. Todos esses pratos são amplamente encontrados nos restaurantes da cidade, não deixe de experimentar. 

Dentre os peixes, a tainha é o mais tradicional de Florianópolis, especialmente durante o inverno. São diversas formas de preparo, uma mais interessante do que a outra. Assada, frita, ensopada ou na brasa - com ou sem ovas, escolha sua preferida. As já citadas ostras são uma tradição milenar da região, o que pode ser comprovada pelos vestígios do povo Sambaqui, que lá habitou há 5 mil anos. 

Para os acompanhamentos não pode faltar a farinha de mandioca, seja no preparo das deliciosas casquinhas de siri, acompanhando o caldo de feijão ou no clássico pirão. Quando estiver no Costão do Santinho, não deixe de experimentar os pratos tradicionais, como a paella de frutos do mar e as ostras gratinadas, algumas das especialidade da cozinha do resort, uma delícia!

Pacotes