Símbolos do Natal

Símbolos do Natal

Faça sua reserva

Com a proximidade do final do ano, as decorações natalinas já começam a aparecer nas lojas. É hora de tirar a árvore da caixa, abastecer o estoque de ornamentos ou renovar os elementos que deixam a casa no clima da festa mais bonita do ano.

Papai Noel, guirlanda, presépio… Cada um dos símbolos natalinos possui uma origem, e o Acontece no Costão vai contar um pouco sobre elas.

***

Árvore de Natal

A árvore de Natal tem origem registrada em 1530, na Alemanha. Enquanto fazia uma caminhada noturna por uma floresta no inverno, Martinho Lutero ficou impressionado com a cena que viu: belos pinheiros cobertos com flocos de neve, iluminados pela luz das estrelas. 

Desejando reproduzir a cena em casa para mostrar aos familiares o que presenciou, Lutero decorou um pinheiro com galhos de árvores, pedaços de algodão, velas e outros adornos.

Até os dias atuais a tradição de montar a árvore é mantida, sendo o quarto domingo antes do Natal a data escolhida pelos católicos para a ocasião.

***

Papai Noel

O bom velhinho - conhecido mundialmente por trazer presentes para as crianças na véspera de Natal, foi inspirado em um personagem real do século IV - o arcebispo turco São Nicolau.

Nicolau ganhou reputação ao ajudar anonimamente quem estivesse com dificuldades financeiras, deixando nas chaminés das residências dos endividados pequenos sacos com moedas de ouro. 

A figura contemporânea do Papai Noel - um senhor rechonchudo e alegre vestindo trajes vermelho e branco, foi criada para uma campanha publicitária de um refrigerante no início dos anos 30.

***

Guirlanda

Símbolo que representa a sorte e dá as boas vindas aos visitantes da residência, a guirlanda foi criada por povos antigos que residiam em regiões de inverno rigoroso. 

Ao final do outono, eles recolhiam folhas de árvores e as mantinham guardadas como símbolo de preservação da vida durante o frio. O formato circular do enfeite simula o movimento do sol, representando um novo ciclo aonde novas folhas nasceriam.

*** 

Presépio

Segundo tradições cristãs, o presépio é uma representação do momento do nascimento do menino Jesus em Belém. 

Montado em diversos tamanhos e com materiais distintos, foi criado em 1223 por São Francisco de Assis, que almejava descrever a ocasião de forma simplificada para os camponeses, utilizando bonecos de argila que representavam as personagens do evento. 

***

O pacote Natal Mágico do Costão contará com uma programação repleta de oficinas natalinas, shows, ceia especial, papai noel com entrega de presentes, entre outras atrações. Veja mais informações aqui.

Pacotes