Comportamento do consumidor, gestão de reputação, experiência do cliente e gestão de equipe foram alguns dos temas debatidos no 2º Encontro Nacional de Operadores de Resorts, realizado no Resort Costao do Santinho, em Florianópolis (SC). Mais do que atualização e networking, o encontro que reuniu gestores dos principais resorts do Brasil divulgou tendências e reforçou os caminhos a serem seguidos em um segmento tão competitivo como é o de Turismo.
Foram três dias de palestras, apresentação de dados e troca de experiências que trouxeram muitas reflexões para executivos dos principais resorts do Brasil. A Diretora Comercial e de Marketing do Costao, Daniela Rocco, destacou a importância do evento presencial. "Foi um orgulho e um prazer receber a todos os amigos aqui no Costao. O evento foi fantástico, com diversos insights que sempre trazem um aprimoramento profissional das práticas diárias no gerenciamento dos negócios e das demandas do setor", declarou.
O 2º Encontro Nacional de Operadores de Resorts tinha como tema central "A experiência do cliente". "O tema reforçou aquilo que temos salientado diariamente para nossos colaboradores. A experiência do cliente é o mais importante para que possamos oferecer um serviço diferenciado e único". O evento apontou duas tendências fortes do setor, no momento: a personalização e fidelização do cliente e a criação de uma experiência digital sem fricção, tendo a Inteligência Artificial como facilitador.
Alguns dados apresentados durante a programação também ajudam a fornecer uma visão geral do atual cenário de mercado. Por exemplo, segundo dados da pesquisa Orçamentos Hoteleiros 2024, produzida pela Noctua Advisory em parceria com a Hotelier News, o turismo já recuperou os níveis pré-pandemia, puxado pela perfomance das viagens de Lazer.
Outro dado importante, apresentado pelo docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Tiago Mondo, revelou que o segmento de resorts costuma ser bem avaliado pelos clientes. "Realmente, a pandemia ficou para trás e os números positivos que tivemos nos dois últimos anos comprovam isso. Já as avaliações positivas mostram que os resorts entendem muito bem suas demandas e seus clientes, trilhando um caminho de perspectivas, pensando no futuro e na evolução do setor como um todo", comenta Daniela.
Outro assunto debatido no evento foi a sustentabilidade. O conceito está cada vez mais dentro das operações, mas ainda é preciso entender como ele deixa de ser mais um custo operacional para se tornar um aliado na hora de valorar a experiência do cliente. "O conceito ESG já está integrado ao setor de várias formas, desde a origem da matéria-prima utilizada na gastronomia até nas práticas sociais junto aos colaboradores e de governança na estruturação do negócio. No evento, esse assunto foi muito debatido e, com certeza, é um caminho sem volta", conclui Daniela.